Experiências 3.º Período






Visita às termas de Chaves

No âmbito do projeto “A água uma riqueza (natural) a preservar e explorar” – Ilídio Pinho


         Propósito da atividade :
- Consciencialização dos alunos das potencialidades da água.
-Realizar atividades laboratoriais.
-Fazer um estudo sobre as mais valias deste bem para a nossa saúde.


Atividade : Visita de todos os alunos do 1.º ciclo, do Agrupamento Dr. Júlio Martins, às instalações do balneário termal de Chaves. Realização de atividades laboratoriais.



               
Fórum da Educação  

A equipa das Ciências Experimentais do 1º ciclo esteve presente no Fórum da Educação 2019, a representar o agrupamento entre o dia da abertura (29/04/2019) e 2/05/2019 pela manhã. 

Foram muitas as visitas ao nosso stand e inúmeras as mensagens de felicitações pelo trabalho apresentado.


Ficam algumas fotografias elucidativas.

















1.º e 2.º anos 



Flores multicolores




Questão - Problema :É possível mudar a cor das flores?

Propósito da atividade: Refletir sobre o fenômeno responsável pelo transporte de água e nutrientes nas plantas.







Experiência 13
1.º ano e 2.º anos
                                                            Germinação 





Questão - problema :"Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a crescer quando sujeitas a idênticas condições ambientais?"
Propósito da atividade: Reconhecer que, mesmo em idênticas condições ambientais, o tempo de germinação não é o mesmo para tipos de sementes distintos.
Material:vasos com terra, sementes variadas ( milho, grão-de- bico, espinafre, feijão, curgete e abóbora), água e uma  tabela.




2.º ano 

Reversibilidade 


  Questão - problema :  "Pode recuperar-se um material (soluto) a partir da sua dissolução?"
Propósito da atividade :Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenômeno reversível.
Material: sal, areia, disco elétrico, gobelés , pinça, água coador de chá, filtro de café e um  pano de limpeza.
3.º ano.

O ciclo de vida do bicho-da-seda

Propósito da atividade: Reconhecer caraterísticas externas do bicho-da-seda. Reconhecer dados sobre o modo de vida desse animal (o que come, como se reproduz, como se desloca e as suas metamorfoses).
Material: Caixa de cartão, ovos do bicho-da-seda e folhas de amoreira
Atividades:
Audição da lenda do bicho-da-seda;
Observação dos ovos do bicho-da-seda na lupa binocular
Visualização de power point sobre a anatomia, alimentação, habitat, ciclo de vida (metamorfoses); 
Observação, ao longo do ciclo de vida do bicho-da-seda, das diferentes metamorfoses e registo do observado;
Ciclo da seda e sua utilização.

4º ano
Realizar experiências com som

Questão-problema
Como se propaga o som?

Propósito da atividade: Reconhecer a transmissão de sons  através dos sólidos, líquidos e gases.


Material: Osciloscópio, diapasão e osciloscópio caseiro.


Como fazer: Emitir sons junto aos osciloscópios e verificar as ondas sonoras. Repetir com um diapasão e observar a diferença.

Fazer pequenas experiências como encostar e levantar a cabeça da mesa de trabalho para verificar a velocidade de propagação do som.
Conclusão: As ondas sonoras propagam-se nos ambientes sólidos, líquidos e gasosos, embora a velocidade de propagação seja maior nos sólidos do que nos líquidos e maior nos líquidos do que nos sólidos.

































































































































































































































































































































































































































































































Comentários

Mensagens populares deste blogue

Fórum da Educação 2019

“A água uma riqueza (natural) a preservar e a explorar”