Experiências 3.º Período



Visita às termas de Chaves

No âmbito do projeto “A água uma riqueza (natural) a preservar e explorar” – Ilídio Pinho


         Propósito da atividade :
- Consciencialização dos alunos das potencialidades da água.
-Realizar atividades laboratoriais.
-Fazer um estudo sobre as mais valias deste bem para a nossa saúde.


Atividade : Visita de todos os alunos do 1.º ciclo, do Agrupamento Dr. Júlio Martins, às instalações do balneário termal de Chaves. Realização de atividades laboratoriais.
         
Fórum da Educação  

A equipa das Ciências Experimentais do 1º ciclo esteve presente no Fórum da Educação 2019, a representar o agrupamento entre o dia da abertura (29/04/2019) e 2/05/2019 pela manhã. 

Foram muitas as visitas ao nosso stand e inúmeras as mensagens de felicitações pelo trabalho apresentado.


Ficam algumas fotografias elucidativas.














Pré-Escolar

Flores aos montes! Como arrumá-las?

As crianças do pré-escolar no mês de maio realizaram uma atividade sobre os seres vivos, mais propriamente as plantas. Observaram e manipularam vários tipos de folhas e diálogaram acerca da sua diversidade, origem e função. De seguida, agruparam as folhas existentes segundo critérios previamente selecionados (cor, tamanho e forma) e elaboraram cartazes com os grupos de folhas.


1.º e 2.º anos 



Flores multicolores


Questão - Problema :É possível mudar a cor das flores?

Propósito da atividade: Refletir sobre o fenômeno responsável pelo transporte de água e nutrientes nas plantas.





Experiência 13
1.º ano e 2.º anos
                                                            Germinação 



Questão - problema :"Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a crescer quando sujeitas a idênticas condições ambientais?"
Propósito da atividade: Reconhecer que, mesmo em idênticas condições ambientais, o tempo de germinação não é o mesmo para tipos de sementes distintos.
Material:vasos com terra, sementes variadas ( milho, grão-de- bico, espinafre, feijão, curgete e abóbora), água e uma  tabela.





2.º ano 

Reversibilidade 


  Questão - problema :  "Pode recuperar-se um material (soluto) a partir da sua dissolução?"
Propósito da atividade :Verificar que é possível a partir de uma solução recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenômeno reversível.
                                        Reversibilidade do sal
Material: frasco, água, sal,  disco elétrico, gobelé  e uma pinça. 
Como fazer: - colocar 100 ml de água num frasco e uma colher de sal. Agitar o frasco até dissolver o sal. Deitar duas colheres da mistura de água e sal no gobelé de vidro. Colocar o gobelé no disco elétrico  e levar à ebulição.
Colocar duas colheres da mistura de água e sal num recipiente. Deixar ao sol.
Para recuperar a areia de uma dissolução em água




3.º ano.

O ciclo de vida do bicho-da-seda

Propósito da atividade: Reconhecer caraterísticas externas do bicho-da-seda. Reconhecer dados sobre o modo de vida desse animal (o que come, como se reproduz, como se desloca e as suas metamorfoses).
Material: Caixa de cartão, ovos do bicho-da-seda e folhas de amoreira
Atividades:
Audição da lenda do bicho-da-seda;
Observação dos ovos do bicho-da-seda na lupa binocular
Visualização de power point sobre a anatomia, alimentação, habitat, ciclo de vida (metamorfoses); 
Observação, ao longo do ciclo de vida do bicho-da-seda, das diferentes metamorfoses e registo do observado;
Ciclo da seda e sua utilização.






4º ano

Realizar experiências com som

Questão-problema
Como se propaga o som?

Propósito da atividade: Reconhecer a transmissão de sons  através dos sólidos, líquidos e gases.
Material: Osciloscópio, diapasão e osciloscópio caseiro.


Como fazer: Emitir sons junto aos osciloscópios e verificar as ondas sonoras. Repetir com um diapasão e observar a diferença.


Fazer pequenas experiências como encostar e levantar a cabeça da mesa de trabalho para verificar a velocidade de propagação do som.


Conclusão: As ondas sonoras propagam-se nos ambientes sólidos, líquidos e gasosos, embora a velocidade de propagação seja maior nos sólidos do que nos líquidos e maior nos líquidos do que nos sólidos.



Pré-Escolar

Como são as formigas?

Dando continuidade à atividade sobre seres vivos, as crianças do pré-escolar exploraram os animais, mais propriamente as formigas. Tendo observado no recreio da escola um formigueiro, dialogou-se com a ajuda de imagens em tamanho aumentado do modo de vida das formigas e da sua função no formigeuiro. Falou-se ainda da constituição das formigas - número de patas, de antenas, de olhos... Depois as crianças elaboraram registos sistematizando o que aprenderam com a atividade.
Experiência 14

1.º ano e 2.º anos
Reciclar Papel
















Experiência 14
3.º ano/4º anos
Os materiais e os estados da matéria
Ciclo da água
Questão – Problema
 Como podemos simular o ciclo da água?




Compreender que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo, com a existência da água no estado líquido à superfície da Terra.

Interpretar o ciclo da água como uma sequência de fenómenos de evaporação, condensação (com queda na forma de chuva – no caso de água líquida, ou na forma de granizo – no caso de água sólida), infiltração (água nos solos), nova evaporação…

Material: Maqueta do ciclo da água, gelo colorido, água, sal e foco de luz.

Como fazer: Antes de dar início à colocação do material na maqueta, os alunos devem verificar que todas as partes que a constituem estão secas. Seguidamente devem colocar na maqueta a água previamente misturada com sal para simular o mar, o gelo colorido para simular as camadas frias da atmosfera e o foco de luz para simular o sol.

Após 30 e 60 minutos, os alunos devem registar as alterações observadas.

Conclusão:

Os alunos concluíram que com o aquecimento da água, esta evapora subindo às camadas altas da atmosfera, condensa em contato com estas e surgem pequenas gotas de água que formam as nuvens. Quando as nuvens se encontram pesadas deixam cair as gotas e dá-se a precipitação. Diz-se ciclo da água, pois o processo repete-se sempre da mesma forma, evaporação, condensação e precipitação, que pode ser em forma de chuva neve ou granizo, infiltração no solo, escorrência para os mares e rios e nova evaporação.

Nota: Durante o período de espera, os alunos do terceiro ano determinaram o ponto de ebulição da água e os de quarto, a reversibilidade do soluto após a dissolução, neste caso água salgada.







3º e 4º anos do Meio Rural

Explorando a electricidade

Questão-problema
Que materiais são bons condutores de corrente elétrica?
Propósito da atividade: prever e testar as previsões quanto ao acender/não acender da lâmpada quando diferentes materiais/objetos, são intercalados num circuito elétrico. Classificar materiais/objetos em condutores e não condutores de corrente elétrica.
Material: uma pilha de 4,5 V, uma lâmpada, um suporte de lâmpada e fios elétricos com crocodilos.
Como fazer:
- Montar um circuito elétrico;
- Intercalar entre dois crocodilos objetos variados;
- Verificar com que objetos a lâmpada acende;
- Controlar as variáveis, fazer os registos e tirar as conclusões;
- Dar resposta à questão-problema.
Conclusões: Verificou-se que dos objetos ensaiados, os melhores condutores de corrente elétrica são os feitos de metal, pois para todos eles se verificou que quando intercalados no circuito elétrico a lâmpada acendeu. Os de plástico, vidro, madeira, cortiça e tecido são maus condutores de corrente elétrica, pois quando intercalados no circuito elétrico a lâmpada não acendeu.































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