Experiências 1.º Período
Outubro
Experiência 1
Pré
Misturar várias substâncias com água
(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)
(Meio Rural)
1.º/2.º anos
Comparar diferentes materiais quanto ao sabor
Questão-problema: Propósito da atividade: |
Outubro
Experiência 2
(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)
1.º e 2.º anos
1.º/2.º anos
Distinguir objetos pelo cheiro, textura e forma
Pré - 2.ª experiência
Separar misturas homogéneas (água e sal)
Experiência 3
(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)
1.º e 2.º anos
A Luz
Propósito da atividade: Reconhecer que só vemos os objetos
quando estão iluminados ou quando têm luz própria.
|
Como fazer :
Conclusão :Os nossos olhos não emitem luz e para vermos os objetos é necessário que estes sejam luminosos ou que estejam iluminados. Em qualquer dos casos, vem luz dos objetos para os nossos olhos.
1º ano As cores
Questão- Problema
" Será que ao misturar duas cores diferentes, vou obter uma nova cor"
Como fazer:
Conclusão: O AMARELO, o Azul e o VERMELHO são cores primárias e com elas ...
-Podemos obter novas cores (cores secundárias).
2º ano
Experiência 5
(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)
1.º ano
1.º ano
Energia elétrica
Questões- problema
“Que objetos usam energia elétrica para funcionar?”
“De onde vem a energia elétrica que faz funcionar cada um dos
diferentes objetos?Propósito da atividade
—
Agrupar objetos do quotidiano em função do uso ou não de energia elétrica;
—
Agrupar objetos em função da fonte de energia elétrica usada;
_Reconhecer que a maior parte da energia elétrica que se usa é produzida em
centrais
elétricas (termoelétricas, solares, eólicas,..) e a partir de pilhas.
·
Observar e descrever os objetos;
·
Focar atenção das crianças nos objetos e no uso (ou
não) de energia elétrica para funcionarem;
·
Atividade prática - Solicitar que agrupem os objetos tendo
como critério precisam/não precisam de energia elétrica para funcionar;
·
Permitir que as crianças coloquem as suas ideias,
colocando os objetos a funcionar;
·
Visualização e exploração de um vídeo;
·
Solicitar às crianças que agrupem os diferentes
objetos em função da respetiva fonte de energia elétrica (central hidroelétrica,
pilhas, painel solar).
|
-Reconhecer que
existem objetos que necessitam de energia para funcionar e outros que não.
|
3º ano
Realizar Experiências com a luz.
Questão – Problema
Porque não vemos os objetos no escuro?
Como se propaga a luz?
Propósito da atividade: Identificar fontes
luminosas.
Compreender
que só vemos os objetos luminosos ou objetos iluminados.
Compreender
que a luz se propaga em linha reta.
Material: Três caixas pintadas de
preto com um orifício num dos lados e um objeto em cada caixa. Um dos objetos
deve ser luminoso, outro estar iluminado e outro fica dentro da caixa às
escuras.
Lanterna
e tubo flexível.
Como fazer:
Observar
por cada um dos orifícios das caixas e verificar o que têm dentro.
Dois
alunos pegam no tubo flexível, um introduz numa das extremidades a lanterna e o
outro observa na outra extremidade do tubo. Devem ir mudando a posição do tubo
e observar.
Conclusão:
Só
vemos os objetos luminosos ou iluminados.
A
luz propaga-se em linha reta.
Comentários
Enviar um comentário