Experiências 1.º Período

Outubro 

Experiência 1

Pré

Misturar com água - homogéneas e heterogéneas
Questão-problema:" O que acontecerá quando misturarmos diferentes substâncias com água?"

Propósito da atividade - pretendia-se que os alunos constatassem que há materiais que ao misturarem-se com a água dissolvem-se totalmente (misturas homogéneas) e outros materiais que não se dissolvem na água (misturas heterogéneas).

1.º ano
Os sabores
Questão-problema:
"Será que todos os alimentos têm o mesmo sabor?"


No âmbito do conteúdo programático ” Comparar alguns materiais segundo propriedades simples (sabor)
”, foram realizadas atividades experimentais com os  alunos do 1º de escolaridade .
Material utilizado: água, açúcar, sal e limão.
Os alunos observaram os ingredientes, fizeram as suas previsões, provaram e deram a resposta à questão problema.
Propósito da atividade - Pretendia-se que os alunos verificassem e sentissem os sabores de cada alimento distinguindo-os e classificando-os de: ácido, doce, salgado e sem sabor. 

2.º ano


Os sabores
Questão-problema:
"Será que todos os alimentos têm o mesmo sabor?"
 Propósito da atividade - Pretendia-se que os alunos verificassem e sentissem os sabores de cada alimento, identificassem o órgão do sentido utilizado e distinguissem, classificando-os de: ácido, amargo, doce, salgado e sem sabor. 


               
3.º ano
Simulador da caixa torácica
Questão-problema:
"Como é que o ar entra e sai dos pulmões?"
Propósito da atividade - Com esta atividade pretendeu-se que os alunos identificassem fenómenos relacionados com algumas das funções vitais, explorassem o sistema respiratório, manipulassem os seus órgãos e  identificassem os movimentos respiratórios (inspiração/expiração).

4.º ano
Ossos
Questão-problema:
"Porque é que os ossos são duros?"
Propósito da atividade - Reconhecer as funções dos ossos. Observar o comportamento dos mesmos quando colocados em vinagre. Verificar a elevada flexibilidade  por falta de sais minerais concretamente o cálcio.
Ossos
Questão-problema:
"O que acontece aos ossos quando expostos ao calor intenso?"
Propósito da atividade - Reconhecer as funções dos ossos. Observar o seu comportamento ao serem submetidos ao calor extremo. Verificar que apesar de se terem mantido duros, ficaram frágeis e partiram facilmente com a tentativa de serem dobrados, por falta de colagénio, o que lhes fez perder a flexibilidade. 
Experiência 2
1.º ano
Cheiro
Questão-problema:
"Será que todos os materiais  têm cheiro?
Propósito da atividade - Pretendia-se que os alunos sentissem o cheiro de cada material presente, classificando-os em agradável, desagradável e inodoro. 

2.º ano

Cheiro e textura
Questão-problema:"Será que todos os materiais  têm cheiro?
 "Todos os materiais têm a mesma forma e a mesma  textura?"
Propósito da atividade - Pretendia-se que os alunos sentissem os cheiros e as texturas de cada material, identificando o órgão do sentido utilizado. 

3.º ano

"Flutuação" (variável massa)
Questão-problema:
"A massa (peso) dos objetos influencia a flutuação?"
Propósito da atividade - Reconhecer propriedades dos objetos (densidade), compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento.  A densidade do objeto influencia a flutuação.
4.º ano
Células
Questão-problema:
"Porque é que os órgãos são diferentes?"
Propósito da atividade - Abordar o conceito de célula, algumas partes que a constituem, o seu tamanho e a sua existência em diferentes formas.


Novembro

Experiência 3

Pré

Separar misturas homogéneas
Questão-problema: "Como podemos separar uma mistura de água com sal (homogénea)"

1.º ano


"Comportamento da luz"
Questão-problema:
"Por que razão não vemos os objetos no escuro?"
Propósito da atividade- Pretendia-se que  os alunos compreendessem que só vemos os objetos quando estão iluminados ou quando têm luz própria.

2.º ano


"Comportamento da luz"
Questão problema:
"Por que razão não vemos os objetos no escuro?"

Propósito da atividade - Pretendia-se que  
os alunos compreendessem de onde vem a luz e que só vemos os objetos quando estão iluminados ou quando têm luz própria.



3.º ano
"Flutuação" (variável forma)
Questão-problema:
"Como fazer flutuar uma barra de plasticina?"
Propósito da atividade - Reconhecer propriedades dos objetos (volume e caixa de ar), compreender o comportamento de objetos distintos em água e quais os fatores que condicionam esse comportamento. A forma do objeto influencia a flutuação. 

4.º ano

Luz - imagens
Questão-problema: 
"Quantas imagens de um objeto se formam combinando dois espelhos planos em posições distintas?"
Propósito da atividade - Explorar a formação de imagens com espelhos planos em diferentes ângulos. Perceber que quanto menor for o ângulo formado entre os espelhos maior é o número de imagens refletidas.

Experiência 4

1.º ano


Cores
Questão-problema:
"Será que ao misturarmos duas cores, obtemos uma nova cor?"

Propósito da atividade  - Com esta atividade pretendia-se que os alunos identificassem as cores primárias e as misturassem entre si para obterem cores secundárias.

2.º ano


Flutuação
Questão-problema:
"Será que a massa( peso) de um objeto influencia a flutuação ?"
Propósito da atividade  - Com esta atividade pretendia-se que os alunos verificassem que a massa (peso) não influencia a flutuação.


3.º ano


Malefícios do tabaco
Questão-problema: 
"O que acontece aos pulmões quando fumamos?"
Propósito da atividade - Identificar perigos do consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Compreender que fumar prejudica a saúde.




4.º ano
Luz - sombras
Questão-problema: 
"O que acontece à sombra se variar a distância da fonte luminosa ao objeto?"
Propósito da atividade - Interpretar a formação de uma sombra. Identificar e explorar alguns dos fatores que influenciam a sombra de um objeto. Compreender o que acontece à sombra se variar a distância da fonte luminosa ao objeto.


Dezembro 
Experiência 5

Pré
Separar misturas heterogéneas
Questão-problema: "Como podemos separar uma mistura de água com areia (heterogénea)"

1.º ano
Energia elétrica
Questões-problema:
"Que objetos usam energia elétrica para funcionar ?"
" De onde vem a energia elétrica que faz funcionar cada um dos diferentes objetos?"
Propósito da atividade - Reconhecer que existem  objetos que necessitam de  energia para funcionar e outros não. Reconhecer onde é que é produzida a energia elétrica e como chega às nossas casas. 








2.º ano
Circuitos elétricos
Questão-problema:
"Como fazer acender uma lâmpada?"
Propósito da atividade - Construir circuitos elétricos simples alimentados por pilhas.         
-Reconhecer que para existir uma corrente elétrica é necessário haver um circuito elétrico fechado.
- Reconhecer que se houver uma interrupção num circuito não há fluxo de corrente eléctrica.
- Prever e observar diferentes arranjos que permitam acender uma lâmpada com um só fio com mais que um fio ou sem qualquer fio.
3º ano


Luz
Questão-problema: 
"Como se propaga a luz?"
Propósito da atividade - Compreender que a luz se propaga em linha reta. 














4.º ano

Combustões

Questão-problema: 

"Como apagar uma vela sem lhe soprar ou tocar?"

Propósito da atividade - Reconhecer através de experiências, a existência de oxigénio no ar (combustões).



Combustões
Questão-problema:
"Por que razão se apaga a vela?"
Propósito da atividade - Reconhecer através de experiências, a existência de oxigénio no ar (combustões).




Comentários