Experiências 2.º Período

Janeiro (Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)

Experiência 6

1º ano 

                                               A ação da água sobre os materiais


Questão- problema : "Qual será a ação da água sobre os materiais ? "

Propósito da atividade:  Reconhecer que a água permite moldar alguns materiais. 

Como fazer:  
1º Colocar a pinha e o barro nos recipientes.
2º Deitar um copo de água sobre cada um dos materiais.
Tentar amassar cada um dos materiais.
Tentar moldar figuras com os materiais.  
    

                                 


2º ano 
                        A  propriedade dos materiais
Questão -Problema :
Será que todos os materiais têm as mesmas propriedades?

         
     
 Propósito da atividade : 
   -Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades.

·  -Identificar materiais de acordo com as suas propriedades: flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência, combustibilidade.


Como fazer:
1º - Observa, toca e cheira todos os materiais.
- Tenta riscar os materiais com um prego ou cortá-los com uma tesoura.
- Tenta dobrar alguns materiais o mais possível, sem os partires
- Tenta dissolver cada material na água de um copo.

-Com a ajuda do professor, segura cada material com uma pinça e coloca-o sobre uma lamparina acesa, durante alguns segundos.


3.º ano

Realizar experiências com luz

                                                        
Questão -Problema :
      Será que todos os materiais se deixam atravessar pela luz?


Propósito da atividade: Compreender que a luz não consegue atravessar todos os materiais.

Como fazer:
Tens disponível no tabuleiro um conjunto de retângulos com o mesmo tamanho, mas feitos de materiais diferentes,um objeto (pilha) e uma folha com dois riscos a uma determinada distância.
1º- Coloca a folha virada para ti e a pilha na marcação mais atrás.
2º- À vez, vai colocando um a um cada um dos retângulos de diferentes materiais, na marca mais junto a ti e verifica se consegues ver o objeto (pilha).
Conseguiste ver sempre o objeto através dos diferentes materiais?

Conclusão:
Nem todos os materiais se deixam atravessar pela luz, por isso, não conseguimos ver através de todos os materiais. A luz só atravessa totalmente os materiais transparentes, parcialmente os materiais translúcidos e não atravessa os materiais opacos.


4.º ano
Os materiais e os estados da matéria


Questão – problema:
Como se distinguem os sólidos dos líquidos?

Propósito da atividade: Identificar o estado físico em que as amostras de diferentes materiais se encontram à temperatura ambiente (e à pressão local).

      Como fazer: 

1.   Manuseia as amostras de material identificadas com as letras A (azeite), B(leite), C(manteiga), D(álcool etílico) e E(sal), que se encontram no tabuleiro e forma dois grupos os dos materiais no estado sólido e o dos materiais no estado líquido, conforme as caraterísticas de cada um.

2.  Regista a constituição de cada um dos grupos, indicando os critérios que utilizaste.

3.  Utiliza um conta-gotas para verificares os materiais que formam gotas e os que não formam.
Conclusão:
Apenas as substancias que formam gotas, podem ser consideradas no estado líquido.



7ª  Experiência

1ºano


                           Comportamento dos materiais em contacto com a água                                                                       (dissolução)                                                                     

     
Questão – Problema
Materiais diferentes dissolvem-se do mesmo modo em água?

Propósito da atividade : Compreender que dissolver um soluto num solvente significa obter uma solução (mistura homogénea).



Conclusão: Nem todos os materiais se dissolvem de igual forma na água.

2º ano


    Escrever uma mensagem secreta



Propósito da atividade :Realizar experiências com materiais e objetos de uso corrente.









Fevereiro (Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)

Experiência 8


1.º ano 
Realizar experiências com a água - Flutuação
Questões - Problema
"Todos os objetos flutuam?"
"Qual é a carga máxima de um objeto flutuante?"

Propósito da atividade :Prever e verificar o comportamento de diferentes objetos na água (flutuação/afundamento).
Prever e verificar a carga máxima de um objeto flutuante (bacia/taça) na água.
Material: Tina de vidro transparente, borracha escolar, prego de ferro, chave de metal, rolha de cortiça, lata de metal vazia( tapada), barra de plasticina, moedas, placa de esferovite, vela de glicerina, bacia de plástico e berlindes.
Como fazer: 1.º Colocar  os objetos , um por um, no recipiente com água, observar e registar.
2.º Colocar a bacia no recipiente com água. Colocar sucessivamente os objetos de carga ( berlindes), dentro da bacia. Observar o que acontece e registar. 


Conclusão : A bacia  à medida que se vai enchendo de objetos, embora mantenha o volume, vai tendo uma massa cada vez maior. A carga limite da bacia  é representada pelo valor máximo da massa dos objetos colocados no seu interior, sem que esta afunde, acrescido da massa da própria bacia.

2.º ano          
  O ar 






 Propósito da atividade : Reconhecer que o ar existe e que ocupa espaço.

3º ano
Os seres vivos do ambiente próximo 
Questão – Problema
Como são constituídas as sementes?
Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes
             de feijão?
Propósito da atividade: Compreender que a germinação de uma semente dá origem a uma nova planta.
Compreender a influência de alguns fatores do ambiente na germinação e no crescimento da planta.
Material: Variedade de sementes, lupa binocular, estufas transparentes, opacas e termómetros.
Como fazer:
Observar as diferentes sementes a olho;
Abrir uma semente de um feijão depois de ter estado um dia na água, retirar o tegumento(casca) observar a olho nu e na lupa binocular o embrião que se encontra no interior dos cotilédones.
Observar a radícula, caulícola e gémula.
Posteriormente colocar sementes de feijão nas duas estufas (transparente e opaca) as duas com humidade e termómetro e observar.
Conclusão:
A semente de feijão colocada na estufa opaca tem temperatura mais elevada e germina primeiro do que a da estufa transparente. A luminosidade não influencia a germinação, mas sim o crescimento.

Os seres vivos do ambiente próximo

Questão-problema – Como são constituídas as sementes?

 Qual o efeito da luminosidade na germinação das sementes do feijão?


Experiência 9


1.º ano 
  
A forma e o volume da água
Questão- Problema
"Será que a forma e o volume da água se alteram em diferentes recipientes?" 


Propósito da atividade: Reconhecer que a água não tem forma própria , adapta-se à forma do recipiente em que está contida. A mesma quantidade de água pode atingir alturas diferentes, dependendo do recipiente onde é colocada.
Material: Água colorida, gobelés, funil e vários objetos com formas diferentes.









2.º ano
O ar 


Propósito da atividade: Reconhecer que o ar tem peso.
Materiais : Cabide, balança e dois balões iguais. 



Com o cabide


   


      3º ano

Ímanes-1


Questão – Problema

“Os ímanes atraem todos os materiais?”

  Propósito da atividade: Observar o comportamento dos materiais em presença de um íman (Atração, não atração e repulsão).
Material: Ímanes, clipe, papel de alumínio, copo plástico, moeda de 2 cent., moeda de 1€, balão, prego, cortiça, tecido e lata.
Como fazer:
Colocar perto do íman, um de cada vez, cada um dos objetos e observar o seu comportamento (atração, não atração…).«
Conclusão:
Apenas são atraídos pelo íman os materiais que têm ferro na sua constituição.


   4º ano

         Comparar materiais segundo algumas propriedades (solubilidade).
Questão – Problema
        O tipo de líquido (solvente) influencia o tempo de dissolução?
Propósito da atividade: Verificar a diversidade de comportamentos de materiais distintos na formação de soluções (estado líquido).
Material: Óleo alimentar, água salgada, álcool etílico, 3 recipientes, 3 varetas, termómetro e cronómetro. 
Como fazer:
- Utilizar um número de copos igual ao de solventes (líquidos) a testar, no caso, três copos;
- Colocar um rebuçado em cada copo;
- Preparar previamente os solventes medindo iguais porções com recurso a uma proveta ou copo graduado e medir a temperatura dos mesmos;
- Usar 3 varetas/colheres e garantir que a agitação é igual em todas as situações;
- Medir o tempo de dissolução de cada rebuçado com o auxílio de um cronómetro ou relógio, que se aciona no momento em que os rebuçados são introduzidos nos copos.
Conclusão: O tipo de solvente tem influência na dissolução, pois, no tempo estipulado (10min), apenas dissolveu o rebuçado que se encontrava na água salgada.


Experiência 10

1.º ano                                  As sementes

Questão- problema : " Como se podem agrupar sementes diversas?"
Material : Sementes variadas.
Propósito da atividade: Identificar e  contactar  diretamente  com as várias sementes. Agrupar sementes segundo vários critérios ( cor, tamanho).
Como fazer: Observar com atenção todas as sementes. Agruparem as sementes por cor e por tamanho.




Conclusão: Concluímos que existem muitas variedades de sementes e que podemos agrupá-las segundo a cor, o tamanho, a forma...




2.º ano 
Ar quente e ar frio
Questão-problema:" O que acontece ao ar quando aquece?"E quando arrefece?"


  






O ar  quente é mais leve que o frio



3º ano
Ímanes-2
Questão – Problema
“A atração dos ímanes pode atravessar diferentes materiais?”
Propósito da atividade: Verificar se a atração dos ímanes atravessa qualquer material.
Material: Ímanes, clipe, copo plástico, prato de cerâmica, folha de papel, cartão, borracha e recipiente com água.
Como fazer:
Intercalar entre o íman e os clipes, os diferentes materiais, cada um de sua vez e observar se a atração do íman consegue atravessá-los de maneira a atrair os clipes. Repetir a operação com os clipes dentro da água.
Conclusão:
Os alunos constataram que todos os materiais experimentados se deixaram atravessar pela atração do íman e os clipes foram atraídos mesmo dentro da água. Experimentaram através das mãos e também aconteceu atração.

4º ano
Condições de flutuação

Questão – Problema
        A natureza do líquido influencia a flutuação?

 Propósito da atividade:
 Prever e verificar o comportamento de diferentes objetos em líquidos distintos.
Material: Placa de esferovite, maçã, batata, prego e três recipientes com     distintos líquidos (água da torneira, água salgada e álcool etílico).
Como fazer:
Colocar os diferentes materiais nos diferentes líquidos e verificar o seu comportamento.

Conclusão: A natureza do líquido influencia a flutuação. Os alunos verificaram que com aqueles líquidos e aqueles materiais, a batata teve comportamentos diferentes. Flutuou na água salgada e afundou na água da torneira e no álcool etílico. A densidade da água salgada é superior à dos outros líquidos e à da batata, por isso ela consegue flutuar nesta situação.


Experiência 11

1.º ano                                                          O ar



Propósito da atividade: Reconhecer a existência do ar.
Material : Tina transparente com água, frasco sem tampa, frasco com a tampa furada , uma folha de papel, balões e duas garrafas de plástico sem tampa.


2.º ano
                                                    As sementes
Questão - problema : " Como são constituídas as sementes"
Propósito da atividade: Reconhecer que as sementes observadas ( feijão e  fava)  são constituídas por um tegumento ( que as envolve) e contêm no seu interior um embrião e dois cotilédones.
Material : Favas, feijões, lupa manual e lupa binocular.
Como fazer:Recomenda-se o uso de  sementes grandes de dicotiledóneas, como o feijão e a fava,  de modo a facilitar a  remoção  do tegumento, sem danificar os cotilédones e a separação destes sem danificar o embrião. 
Sugere-se  a observação do embrião com lupa de mão ou binocular.





Propósito da atividade: 
Verificar que, quando colocadas em água, as sementes têm comportamentos diferentes: podem aumentar de tamanho, modificar a cor,amolecer, rebentar o tegumento, afundar, flutuar,…
Material: Feijão, fava e um recipiente com água. 
Como fazer: Colocar as sementes na água e verificar durante vários dias o seu comportamento.
3.º ano
                          Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios…
  Questão - problema :

"É possível ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo a que acendam todas? Se sim, como ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo a que todas acendam?"
Propósito da atividade: 
Demonstrar pensamento o científico (prevendo, planificando, experimentando…).
Prever e testar as previsões para acender duas ou mais lâmpadas numa pilha.
Identificar circuitos em série e em paralelo. 
Material: Pilha de 4,5V, duas lâmpadas, dois suportes para lâmpadas e fios elétricos com crocodilos.
Como fazer:
- Construir um circuito elétrico de forma a conseguir que acendam duas lâmpadas ao mesmo tempo, mas de maneiras diferentes.

Conclusão:
Os alunos experimentaram várias situações e conseguiram encontrar dois circuitos diferentes onde conseguiram acender duas lâmpadas ao mesmo tempo numa só pilha, o circuito em paralelo e o circuito em série. 
4º ano
                      Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios…
Questão - problema :
"Que materiais são bons condutores de corrente elétrica?
Propósito da atividade:
- Prever e testar as previsões quanto ao acender/não acender da lâmpada quando diferentes materiais/objetos, são intercalados num circuito elétrico.
- Classificar materiais/objetos em condutores e não condutores de corrente        elétrica.
Como fazer:
- Construir um circuito elétrico com 3 fios com crocodilos, 1 pilha de 4,5V, 1 lâmpada e um suporte para lâmpada.
- Intercalar no circuito, um a um, os objetos disponíveis (clipe, borracha, vareta de vidro, prego, moeda, cortiça, lata de alumínio, fio de cobre, tecido, copo de plástico e madeira).
- Observar quais os materiais que se deixam atravessar pela corrente elétrica
(os que permitem que a lâmpada acenda).
Conclusão: Dos materiais testados, os alunos concluíram que só os materiais metálicos são bons condutores de corrente elétrica. Os restantes (borracha, cortiça, plástico…) são maus condutores (isoladores) da corrente elétrica.

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