Experiências 2.º Período
Janeiro (Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)
Experiência 6
1º ano
A ação da água sobre os materiais
Questão- problema : "Qual será a ação da água sobre os materiais ?
"
Propósito da atividade: Reconhecer que a água permite moldar alguns materiais.
Como fazer:
1º Colocar a pinha e o barro nos recipientes.
1º Colocar a pinha e o barro nos recipientes.
2º Deitar um copo
de água sobre cada um dos materiais.
3º Tentar amassar cada um dos
materiais.
4º Tentar moldar figuras com os materiais.
2º ano
Propósito da atividade :
-Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades.
A propriedade dos materiais
Questão -Problema :
|
Propósito da atividade :
-Comparar materiais segundo algumas das suas propriedades.
· -Identificar materiais de acordo com as suas propriedades:
flexibilidade, resistência, solubilidade, dureza, transparência,
combustibilidade.
Como fazer:
1º - Observa, toca e cheira todos
os materiais.
2º - Tenta riscar os materiais
com um prego ou cortá-los com uma tesoura.
3º - Tenta dobrar alguns
materiais o mais possível, sem os partires
4º - Tenta dissolver cada
material na água de um copo.
5º -Com a ajuda do professor,
segura cada material com uma pinça e coloca-o sobre uma lamparina acesa,
durante alguns segundos.
3.º ano
1ºano
3.º ano
Realizar experiências com luz
Questão -Problema :
Será que todos os materiais se deixam
atravessar pela luz?
Propósito da atividade: Compreender que a luz não consegue atravessar todos os materiais.
Como fazer:
Tens disponível no tabuleiro um conjunto de retângulos com o mesmo tamanho, mas feitos de materiais diferentes,um objeto (pilha) e uma folha com dois riscos a uma determinada distância.
1º- Coloca a folha virada para ti e a pilha na marcação mais atrás.
2º- À vez, vai colocando um a um cada um dos retângulos de diferentes materiais, na marca mais junto a ti e verifica se consegues ver o objeto (pilha).
Conseguiste ver sempre o objeto através dos diferentes materiais?
Conclusão:
Nem todos os materiais se deixam atravessar pela luz, por isso, não conseguimos ver através de todos os materiais. A luz só atravessa totalmente os materiais transparentes, parcialmente os materiais translúcidos e não atravessa os materiais opacos.
4.º ano
Os materiais e os estados da matéria
Questão
– problema:
Como se distinguem os sólidos dos líquidos?
Propósito
da atividade: Identificar o estado físico em que as amostras de diferentes materiais
se encontram à temperatura ambiente (e à pressão local).
Como
fazer:
1. Manuseia
as amostras de material identificadas com as letras A (azeite), B(leite), C(manteiga),
D(álcool etílico) e E(sal), que se encontram no tabuleiro e forma dois grupos
os dos materiais no estado sólido e o dos materiais no estado líquido, conforme
as caraterísticas de cada um.
2. Regista
a constituição de cada um dos grupos, indicando os critérios que utilizaste.
3. Utiliza
um conta-gotas para verificares os materiais que formam gotas e os que não
formam.
Conclusão:
Apenas as substancias que formam gotas, podem ser
consideradas no estado líquido.
7ª Experiência
Comportamento dos materiais em contacto com a água (dissolução)
|
|
Propósito da atividade :Realizar
experiências com materiais e objetos de uso corrente.
Fevereiro (Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)
Experiência 8
Realizar experiências com a água - Flutuação
Questões - Problema "Todos os objetos flutuam?" "Qual é a carga máxima de um objeto flutuante?" |
Propósito da atividade :Prever e verificar o comportamento
de diferentes objetos na água (flutuação/afundamento).
Prever
e verificar a carga máxima de um objeto flutuante (bacia/taça) na água.
Material: Tina de vidro transparente, borracha escolar, prego de ferro, chave de metal, rolha de cortiça, lata de metal vazia( tapada), barra de plasticina, moedas, placa de esferovite, vela de glicerina, bacia de plástico e berlindes.
Como fazer: 1.º Colocar os objetos , um por um, no recipiente com água, observar e registar.
2.º Colocar a bacia no recipiente com água. Colocar sucessivamente os objetos de carga ( berlindes), dentro da bacia. Observar o que acontece e registar.
2.º ano
O ar
Propósito da atividade : Reconhecer que o ar existe e que ocupa espaço.
3º ano
Os seres vivos do
ambiente próximo
Questão – Problema
Como
são constituídas as sementes?
Qual o
efeito da luminosidade na germinação das sementes
de feijão?
Propósito da
atividade: Compreender que a germinação de uma semente dá origem a
uma nova planta.
Compreender
a influência de alguns fatores do ambiente na germinação e no crescimento da
planta.
Material: Variedade de
sementes, lupa binocular, estufas transparentes, opacas e termómetros.
Como fazer:
Observar
as diferentes sementes a olho;
Abrir
uma semente de um feijão depois de ter estado um dia na água, retirar o
tegumento(casca) observar a olho nu e na lupa binocular o embrião que se
encontra no interior dos cotilédones.
Observar
a radícula, caulícola e gémula.
Posteriormente
colocar sementes de feijão nas duas estufas (transparente e opaca) as duas com
humidade e termómetro e observar.
Conclusão:
A
semente de feijão colocada na estufa opaca tem temperatura mais elevada e
germina primeiro do que a da estufa transparente. A luminosidade não influencia
a germinação, mas sim o crescimento.
Os seres vivos do ambiente próximo
Questão-problema – Como são constituídas
as sementes?
Qual o efeito da luminosidade na germinação
das sementes do feijão?
Experiência 9
1.º ano
A forma e o volume da água
Questão- Problema "Será que a forma e o volume da água se alteram em diferentes recipientes?" |
Propósito da atividade: Reconhecer que a água não tem forma própria , adapta-se à forma do recipiente em que está contida. A mesma quantidade de água pode atingir alturas diferentes, dependendo do recipiente onde é colocada.
Material: Água colorida, gobelés, funil e vários objetos com formas diferentes.
2.º ano
O ar
Propósito da atividade: Reconhecer que o ar tem peso.
Materiais : Cabide, balança e dois balões iguais.
Com o cabide
3º ano
Ímanes-1
Questão
– Problema
“Os ímanes atraem todos os
materiais?”
Propósito
da atividade: Observar o comportamento dos materiais em
presença de um íman (Atração, não atração e repulsão).
Material: Ímanes, clipe, papel de alumínio, copo plástico, moeda de 2 cent., moeda de 1€, balão, prego, cortiça, tecido e lata.
Como fazer:
Colocar perto do íman, um de cada vez, cada um dos objetos e observar o seu comportamento (atração, não atração…).«
Conclusão:
Apenas são atraídos pelo íman os materiais que têm ferro na sua constituição.
Material: Ímanes, clipe, papel de alumínio, copo plástico, moeda de 2 cent., moeda de 1€, balão, prego, cortiça, tecido e lata.
Como fazer:
Colocar perto do íman, um de cada vez, cada um dos objetos e observar o seu comportamento (atração, não atração…).«
Conclusão:
Apenas são atraídos pelo íman os materiais que têm ferro na sua constituição.
4º ano
Comparar
materiais segundo algumas propriedades (solubilidade).
Questão
– Problema
O tipo de líquido
(solvente) influencia o tempo de dissolução?
Propósito da atividade:
Verificar a diversidade de comportamentos de materiais distintos na formação de
soluções (estado líquido).
Material: Óleo alimentar, água salgada, álcool
etílico, 3 recipientes, 3 varetas, termómetro e cronómetro.
Como fazer:
- Utilizar um número de copos igual ao de solventes
(líquidos) a testar, no caso, três copos;
- Colocar um rebuçado em cada copo;
- Preparar previamente os solventes medindo iguais
porções com recurso a uma proveta ou copo graduado e medir a temperatura dos
mesmos;
- Usar 3 varetas/colheres e garantir que a agitação
é igual em todas as situações;
- Medir o tempo de dissolução de cada rebuçado com
o auxílio de um cronómetro ou relógio, que se aciona no momento em que os
rebuçados são introduzidos nos copos.
Conclusão: O tipo de solvente tem influência na dissolução, pois, no
tempo estipulado (10min), apenas dissolveu o rebuçado que se encontrava na água
salgada.
Experiência 10
1.º ano As sementes
Questão- problema : " Como se podem agrupar sementes diversas?" |
Material : Sementes variadas.
Propósito da atividade: Identificar e contactar diretamente com as várias sementes. Agrupar sementes segundo vários critérios ( cor, tamanho).
Propósito da atividade: Identificar e contactar diretamente com as várias sementes. Agrupar sementes segundo vários critérios ( cor, tamanho).
Como fazer: Observar com atenção todas as sementes. Agruparem as sementes por cor e por tamanho.
Conclusão: Concluímos que existem muitas variedades de sementes e que podemos agrupá-las segundo a cor, o tamanho, a forma...
Conclusão: Concluímos que existem muitas variedades de sementes e que podemos agrupá-las segundo a cor, o tamanho, a forma...
2.º ano
Ar quente e ar frio
Questão-problema:" O que acontece ao ar quando aquece?"E quando arrefece?" |
Questão
– Problema
“A atração dos ímanes pode atravessar diferentes materiais?”
Propósito da atividade: Verificar se a atração dos ímanes
atravessa qualquer material.
Material: Ímanes, clipe, copo plástico, prato de cerâmica, folha de papel, cartão, borracha e recipiente com água.
Como fazer:
Intercalar entre o íman e os clipes, os diferentes materiais, cada um de sua vez e observar se a atração do íman consegue atravessá-los de maneira a atrair os clipes. Repetir a operação com os clipes dentro da água.
Conclusão:
Os alunos constataram que todos os materiais experimentados se deixaram atravessar pela atração do íman e os clipes foram atraídos mesmo dentro da água. Experimentaram através das mãos e também aconteceu atração.
Material: Ímanes, clipe, copo plástico, prato de cerâmica, folha de papel, cartão, borracha e recipiente com água.
Como fazer:
Intercalar entre o íman e os clipes, os diferentes materiais, cada um de sua vez e observar se a atração do íman consegue atravessá-los de maneira a atrair os clipes. Repetir a operação com os clipes dentro da água.
Conclusão:
Os alunos constataram que todos os materiais experimentados se deixaram atravessar pela atração do íman e os clipes foram atraídos mesmo dentro da água. Experimentaram através das mãos e também aconteceu atração.
4º ano
Condições de flutuação
Questão
– Problema
A natureza do líquido influencia a flutuação?
Propósito da atividade:
Prever e verificar o comportamento de diferentes objetos em líquidos distintos.
Material: Placa de esferovite, maçã, batata, prego e três
recipientes com distintos líquidos (água da torneira, água salgada e álcool etílico).Prever e verificar o comportamento de diferentes objetos em líquidos distintos.
Como fazer:
Colocar os diferentes materiais nos diferentes
líquidos e verificar o seu comportamento.Conclusão: A natureza do líquido influencia a flutuação. Os alunos verificaram que com aqueles líquidos e aqueles materiais, a batata teve comportamentos diferentes. Flutuou na água salgada e afundou na água da torneira e no álcool etílico. A densidade da água salgada é superior à dos outros líquidos e à da batata, por isso ela consegue flutuar nesta situação.
Experiência 11
1.º ano O ar
Propósito da atividade: Reconhecer a existência do ar.
Material : Tina transparente com água, frasco sem tampa, frasco com a tampa furada , uma folha de papel, balões e duas garrafas de plástico sem tampa.
Material : Tina transparente com água, frasco sem tampa, frasco com a tampa furada , uma folha de papel, balões e duas garrafas de plástico sem tampa.
2.º ano
As sementes
Questão - problema : " Como são constituídas as sementes" |
Material : Favas, feijões, lupa manual e lupa binocular.
Como fazer:Recomenda-se o uso de sementes grandes de dicotiledóneas, como o feijão e a fava, de modo a facilitar a remoção do tegumento, sem danificar os cotilédones e a separação destes sem danificar o embrião.
Sugere-se a observação do embrião com lupa de mão ou binocular.
Propósito da atividade:
Verificar que, quando colocadas em água, as sementes têm comportamentos diferentes: podem aumentar de tamanho, modificar a cor,amolecer, rebentar o tegumento, afundar, flutuar,…
Material: Feijão, fava e um recipiente com água.
Como fazer: Colocar as sementes na água e verificar durante vários dias o seu comportamento.
3.º ano
Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios…
Questão - problema :
"É possível
ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo a que acendam todas? Se sim,
como ligar duas ou mais lâmpadas a uma pilha de modo a que todas acendam?"
Propósito da
atividade:
Demonstrar pensamento o científico (prevendo,
planificando, experimentando…).
Prever e testar as previsões para acender
duas ou mais lâmpadas numa pilha.
Identificar circuitos em série e em paralelo.
Material: Pilha de 4,5V, duas
lâmpadas, dois suportes para lâmpadas e fios elétricos com crocodilos.
Como fazer:
-
Construir um circuito elétrico de forma a conseguir que acendam duas lâmpadas ao
mesmo tempo, mas de maneiras diferentes.
Realizar experiências simples com pilhas, lâmpadas, fios…
Questão - problema :
"Que
materiais são bons condutores de corrente elétrica?
Propósito da atividade:
- Prever e testar as previsões quanto ao
acender/não acender da lâmpada quando diferentes materiais/objetos, são
intercalados num circuito elétrico.
- Classificar materiais/objetos em condutores
e não condutores de corrente elétrica.
Como
fazer:
- Construir um circuito elétrico com 3 fios
com crocodilos, 1 pilha de 4,5V, 1 lâmpada e um suporte para lâmpada.
- Intercalar no circuito, um a um, os objetos
disponíveis (clipe, borracha, vareta de vidro, prego, moeda, cortiça, lata de
alumínio, fio de cobre, tecido, copo de plástico e madeira).
- Observar quais os materiais que se deixam
atravessar pela corrente elétrica
(os que permitem que a lâmpada acenda).
Conclusão: Dos materiais testados, os alunos concluíram que só os materiais metálicos são bons condutores de corrente elétrica. Os restantes (borracha, cortiça, plástico…) são maus condutores (isoladores) da corrente elétrica.
(os que permitem que a lâmpada acenda).
Conclusão: Dos materiais testados, os alunos concluíram que só os materiais metálicos são bons condutores de corrente elétrica. Os restantes (borracha, cortiça, plástico…) são maus condutores (isoladores) da corrente elétrica.
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