Experiências 3.º Período
Visita às termas de Chaves
No âmbito
do projeto “A água uma riqueza (natural) a preservar e explorar” – Ilídio Pinho
Visita às termas de Chaves
No âmbito
do projeto “A água uma riqueza (natural) a preservar e explorar” – Ilídio Pinho
- Consciencialização dos
alunos das potencialidades da água.
-Realizar atividades
laboratoriais.
-Fazer um estudo sobre as
mais valias deste bem para a nossa saúde.
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Fórum da Educação
A
equipa das Ciências Experimentais do 1º ciclo esteve presente no Fórum da
Educação 2019, a representar o agrupamento entre o dia da abertura (29/04/2019)
e 2/05/2019 pela manhã.
Foram
muitas as visitas ao nosso stand e inúmeras as mensagens de felicitações pelo
trabalho apresentado.
Ficam
algumas fotografias elucidativas.
Pré-Escolar
Flores aos montes! Como arrumá-las?
As crianças do pré-escolar no mês de maio realizaram uma atividade sobre os seres vivos, mais propriamente as plantas. Observaram e manipularam vários tipos de folhas e diálogaram acerca da sua diversidade, origem e função. De seguida, agruparam as folhas existentes
segundo critérios previamente selecionados (cor, tamanho e forma) e elaboraram cartazes com os grupos de folhas.
1.º e 2.º anos
Flores multicolores
Questão - Problema :É possível mudar a cor das flores?
1.º ano e 2.º anos
Germinação
Questão - problema :"Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a crescer quando sujeitas a idênticas condições ambientais?"
Questão - problema :"Sementes de espécies distintas demoram o mesmo tempo a crescer quando sujeitas a idênticas condições ambientais?"
Propósito da atividade: Reconhecer que, mesmo em idênticas condições
ambientais, o tempo de germinação não é o mesmo para tipos de sementes
distintos.
Material:vasos com terra, sementes variadas ( milho, grão-de- bico, espinafre, feijão, curgete e abóbora), água e uma tabela.
2.º ano
Reversibilidade
Questão - problema : "Pode recuperar-se um material (soluto) a partir da sua
dissolução?"
Propósito da atividade :Verificar que é possível a partir de uma solução
recuperar o soluto, ou seja, que a dissolução é um fenômeno reversível.
Reversibilidade do sal
Material: frasco, água, sal, disco elétrico, gobelé e uma pinça.
Como fazer: - colocar 100 ml de água num frasco e uma colher de sal. Agitar o frasco até dissolver o sal. Deitar duas colheres da mistura de água e sal no gobelé de vidro. Colocar o gobelé no disco elétrico e levar à ebulição.
Material: frasco, água, sal, disco elétrico, gobelé e uma pinça.
Como fazer: - colocar 100 ml de água num frasco e uma colher de sal. Agitar o frasco até dissolver o sal. Deitar duas colheres da mistura de água e sal no gobelé de vidro. Colocar o gobelé no disco elétrico e levar à ebulição.
Colocar duas colheres da mistura de água e sal num recipiente. Deixar ao sol.
Para recuperar a areia de uma
dissolução em água
3.º ano.
O ciclo de vida do bicho-da-seda
Material: Caixa
de cartão, ovos do bicho-da-seda e folhas de amoreira
Atividades:
Audição da lenda do bicho-da-seda;
Observação dos ovos do bicho-da-seda na lupa binocular;
Visualização de power point sobre a anatomia, alimentação, habitat, ciclo de vida (metamorfoses);
Observação, ao longo do ciclo de vida do bicho-da-seda, das diferentes metamorfoses e registo do observado;
Ciclo da seda e sua utilização.
Atividades:
Audição da lenda do bicho-da-seda;
Observação dos ovos do bicho-da-seda na lupa binocular;
Visualização de power point sobre a anatomia, alimentação, habitat, ciclo de vida (metamorfoses);
Observação, ao longo do ciclo de vida do bicho-da-seda, das diferentes metamorfoses e registo do observado;
Ciclo da seda e sua utilização.
4º ano
Questão-problema
Como se propaga o som?
Propósito
da atividade: Reconhecer a transmissão de sons através dos sólidos, líquidos e gases.
Material: Osciloscópio,
diapasão e osciloscópio caseiro.
Como fazer: Emitir
sons junto aos osciloscópios e
verificar as ondas sonoras. Repetir com um diapasão e observar a diferença.
Fazer
pequenas experiências como encostar e levantar a cabeça da mesa de trabalho
para verificar a velocidade de propagação do som.
Conclusão: As ondas sonoras propagam-se nos ambientes
sólidos, líquidos e gasosos, embora a velocidade de propagação seja maior nos
sólidos do que nos líquidos e maior nos líquidos do que nos sólidos.
Pré-Escolar
Como são as formigas?
Dando continuidade à atividade sobre seres vivos, as crianças do pré-escolar exploraram os animais, mais propriamente as formigas. Tendo observado no recreio da escola um formigueiro, dialogou-se com a ajuda de imagens em tamanho aumentado do modo de vida das formigas e da sua função no formigeuiro. Falou-se ainda da constituição das formigas - número de patas, de antenas, de olhos... Depois as crianças elaboraram registos sistematizando o que aprenderam com a atividade.Experiência 14
Experiência 14
3.º ano/4º anos
Os materiais e os estados da matéria
Ciclo da água
Questão
– Problema
Como
podemos simular o ciclo da água?
Compreender
que a existência de água no estado gasoso na atmosfera se relaciona, sobretudo,
com a existência da água no estado líquido à superfície da Terra.
Interpretar
o ciclo da água como uma sequência de fenómenos de evaporação, condensação (com
queda na forma de chuva – no caso de água líquida, ou na forma de granizo – no
caso de água sólida), infiltração (água nos solos), nova evaporação…
Material:
Maqueta do ciclo da água, gelo colorido, água, sal e foco de luz.
Como fazer: Antes
de dar início à colocação do material na maqueta, os alunos devem verificar que
todas as partes que a constituem estão secas. Seguidamente devem colocar na
maqueta a água previamente misturada com sal para simular o mar, o gelo
colorido para simular as camadas frias da atmosfera e o foco de luz para
simular o sol.
Após 30 e 60 minutos,
os alunos devem registar as alterações observadas.
Conclusão:
Os alunos concluíram que com o aquecimento da água,
esta evapora subindo às camadas altas da atmosfera, condensa em contato com estas
e surgem pequenas gotas de água que formam as nuvens. Quando as nuvens se
encontram pesadas deixam cair as gotas e dá-se a precipitação. Diz-se ciclo da
água, pois o processo repete-se sempre da mesma forma, evaporação, condensação
e precipitação, que pode ser em forma de chuva neve ou granizo, infiltração no
solo, escorrência para os mares e rios e nova evaporação.
Nota: Durante
o período de espera, os alunos do terceiro ano determinaram o ponto de ebulição
da água e os de quarto, a reversibilidade do soluto após a dissolução, neste
caso água salgada.
3º e 4º anos do Meio Rural
Explorando a electricidade
Questão-problema
Que materiais são bons condutores de corrente elétrica?
Propósito da atividade: prever e testar as previsões quanto ao acender/não acender da lâmpada quando diferentes materiais/objetos, são intercalados num circuito elétrico. Classificar materiais/objetos em condutores e não condutores de corrente elétrica.
Material: uma pilha de 4,5 V, uma lâmpada, um suporte de lâmpada e fios elétricos com crocodilos.
Como fazer:
- Montar um circuito elétrico;
- Intercalar entre dois crocodilos objetos variados;
- Verificar com que objetos a lâmpada acende;
- Controlar as variáveis, fazer os registos e tirar as conclusões;
- Dar resposta à questão-problema.
Conclusões: Verificou-se que dos objetos ensaiados, os melhores condutores de corrente elétrica são os feitos de metal, pois para todos eles se verificou que quando intercalados no circuito elétrico a lâmpada acendeu. Os de plástico, vidro, madeira, cortiça e tecido são maus condutores de corrente elétrica, pois quando intercalados no circuito elétrico a lâmpada não acendeu.
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