Experiências 1.º Período


Outubro 

Experiência 1

Pré

Misturar várias substâncias com água
Questão-problema: O que acontecerá quando misturamos diferentes substâncias com água?
Propósito da atividade: Compreender que existem substâncias que se dissolvem na água (homogéneas) e outras que não se dissolvem (heterogéneas).
Material: Sal, açúcar, areia, azeite, 4 frascos iguais, copo medidor, água e 4 colheres.
Conclusão: As crianças participaram com entusiasmo e nos registos, diálogos e observações efetuadas, verificou-se que atingiram o objetivo pretendido.




(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)

1º ano




2ºano







(Meio Rural)

1.º/2.º anos
Comparar diferentes materiais quanto ao sabor
Questão-problema: Será que todos os alimentos têm o mesmo sabor?

Propósito da atividade: Distinguir e classificar os diferentes alimentos de doce, amargo, salgado, ácido e sem sabor.





3.º/4.º anos
Simulador da caixa torácica

Questão-problema:
Propósito da atividade:

Outubro 

Experiência 2

(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)

1.º e 2.º anos

Depois de identificarem os cheiros, preenchemos a tabela.



(Meio Rural)

1.º/2.º anos
Distinguir objetos pelo cheiro, textura e forma
Questão-problema: Será que todos os materiais têm cheiro? 
Todos os materiais têm a mesma forma e a mesma textura?
Propósito da atividade: Distinguir e classificar cheiros de agradável, desagradável e sem cheiro. 
  


Novembro

Pré - 2.ª experiência


Separar misturas homogéneas (água e sal)




Experiência 3


(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)

1.º e 2.º anos
A Luz
Propósito da atividade: Reconhecer que só vemos os objetos quando estão iluminados ou quando têm luz própria.

Como fazer : 




Conclusão :Os nossos olhos não emitem luz e para vermos os objetos é necessário que estes sejam luminosos ou que estejam iluminados. Em qualquer dos casos, vem luz dos objetos para os nossos olhos.






Experiência 4

(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)

1º ano                                        As cores 

        Questão- Problema
" Será que ao misturar duas cores diferentes, vou obter uma nova cor"
Previsões:


Como fazer:








Conclusão: O AMARELO, o Azul e o VERMELHO são cores primárias e com elas ...
-Podemos obter novas cores (cores secundárias).

2º ano                         
                       Flutuação (variável - massa)
Questão-Problema: A massa (peso) dos objetos influencia a sua flutuação?

 Como fazer : Pesar as várias batatas e a maçâ. Colocar os materiais num recipiente com água e observar o resultado.


Conclusão: A massa (o peso) dos objetos não influencia a flutuação.  









Experiência 5

(Centro Escolar Santa Cruz-Trindade)
1.º ano 
          Energia elétrica
Questões- problema
Que objetos usam energia elétrica para funcionar?”
De onde vem a energia elétrica que faz funcionar cada um dos diferentes objetos?Propósito da atividade
— Agrupar objetos do quotidiano em função do uso ou não de energia elétrica;
 — Agrupar objetos em função da fonte de energia elétrica usada;
_Reconhecer que a maior parte da energia elétrica que se usa é produzida em
centrais elétricas (termoelétricas, solares, eólicas,..) e a partir de pilhas.



Como fazer:
·         Observar e descrever os objetos;
·         Focar atenção das crianças nos objetos e no uso (ou não) de energia elétrica para funcionarem;
·         Atividade prática - Solicitar que agrupem os objetos tendo como critério precisam/não precisam de energia elétrica para funcionar;
·         Permitir que as crianças coloquem as suas ideias, colocando os objetos a funcionar;
·         Visualização e exploração de um vídeo;
·         Solicitar às crianças que agrupem os diferentes objetos em função da respetiva fonte de energia elétrica (central hidroelétrica, pilhas, painel solar).
               

Conclusão :
-Reconhecer que existem objetos que necessitam de energia para funcionar e outros que não.
 -Reconhecer onde é que é produzida a energia elétrica e como chega às nossas casas.

2.º ano                                                

Questão- problema: “Como fazer acender uma lâmpada”











3º ano
Realizar Experiências com a luz.

Questão – Problema
Porque não vemos os objetos no escuro?
Como se propaga a luz?
Propósito da atividade: Identificar fontes luminosas.
Compreender que só vemos os objetos luminosos ou objetos iluminados.
Compreender que a luz se propaga em linha reta.
Material: Três caixas pintadas de preto com um orifício num dos lados e um objeto em cada caixa. Um dos objetos deve ser luminoso, outro estar iluminado e outro fica dentro da caixa às escuras.
Lanterna e tubo flexível.
Como fazer:
Observar por cada um dos orifícios das caixas e verificar o que têm dentro.
Dois alunos pegam no tubo flexível, um introduz numa das extremidades a lanterna e o outro observa na outra extremidade do tubo. Devem ir mudando a posição do tubo e observar.
Conclusão:
Só vemos os objetos luminosos ou iluminados.
A luz propaga-se em linha reta.

4º ano




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Apresentação do trabalho final do projeto Ilídio Pinho 2019 "A água uma riqueza (natural) a preservar e a explorar

Articulação entre ciclos - Equipa das ciências experimentais com as crianças dos estabelecimentos privados do pré-escolar de S. Roque e Centro Social e Paroquial de Chaves (Lapa e Fonte do Leite).